quinta-feira, 16 de abril de 2015

Só vale se for leve

Tema: jardim secreto
Por: Rosana Tibúrcio

Por volta de 1992, 93, sei lá mais quando, comprei uns livros de mandala do, parece extinto, Círculo do Livro (eu era sócia, eu era chique, bênhê). Não comprei vários livros porque havia variedade deles; existia apenas um "modelo", os "vários" eram para presentear a quem eu queria muiiiito bem. Sempre gostei de dar (ui!!!) Às vezes comprava, também, umas caixas de lápis de cor para acompanhar os mimos. 

Não havia, naquela época, nenhuma preocupação ou curiosidade em olhar os coloridos alheios. Eu, por exemplo, queria apenas que um querido meu passasse horas se distraindo da vida, se concentrando nos coloridos; sendo feliz...

Muitos anos se passaram...

Se não me engano quem me falou primeiro do Jardim Secreto foi a Laurinha. Inclusive ela "PEDIU" um. Como boa mãe que sou, comprei. Mais de um. Inclusive, de novo, fui eu que dei TODOS OS LIVROS desse povo do Guaraná, minhas gentes. Palmas pra mim!!! Eu sou bem humilde e não gosto de expor minha bondade.

Bom, eu estou apaixonada pelo Jardim, principalmente porque ele me faz recordar o tempo e as sensações daquela época dos livros do Círculo. Os nossos "castelos" ainda não chegaram. Mas teremos. Todos nós teremos, minhas gentes. Quem quiser que venha buscar.

Mas não é disso que eu quero falar. Quero dizer da importância que a leveza tem, para mim, em relação ao Jardim e suas cores. Sei que não sei colorir bem e quer saber? Foda-se!! Não tenho inveja de quem sabe, adoUUUro ver os desenhos lindos, amo, amo, amo, ver a criatividade alheia e sou feliz ao colorir e ao apreciar os coloridos alheios. Mas Marininha, te odeio!!

Por gostar tanto de apreciar os coloridos lindos acompanho dois instagrans destinados a esse fim: os livros de colorir antiestresse. E fazia parte, até hoje de manhã, de um grupo no facebook. Sai exatamente porque o grupo deixou de ser leve e virou um campo de competição, de busca de elogios, e de falsa humildade: "ah, meu colorido não está bom"; '"aceito sugestões para melhorar meu colorido" e mimimi e mimimi. Os adultos deixaram de brincar de colorir e passaram a ser chatos, chatos e a participarem de um campeonato de egos. Ficou pesado! Tô fora! 

Tenho consciência de meus coloridos mais feios e destaco alguns que considero melhorzinhos, como este da foto. Não passo muito disso. Mas tudo é leve e me faz feliz. Claro que minha leveza vem com um TOC: só sei colorir na ordem das folhas do livro. Dizem que toc é pesado, o meu não é... gosto, amo o jeito de minha leveza ordenada. Ainda mais num jardim cheio de flores e cores. 

Adendo: "A felicidade é fácil. Basta uma folha de papel e uma caixa de lápis de cor..." (Edney Silvestre em A felicidade é fácil, p. 13).


Uma linda quinta-feira para todos vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma leveza quase inexplicável. Venha curti-la comigo?   

10 comentários:

  1. Leveza é tudooo, também não dou conta daquela frescura não!

    ResponderExcluir
  2. ♪ Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida ♫

    ResponderExcluir
  3. Ainda mais que o livro sugere uma atividade ANTIESTRESSE, né não?
    Há que se ter leveza para alcançar esse propósito!

    ResponderExcluir
  4. E a sra caprichou na escolha da foto, mainha! Esse colorido tá lindo!

    ResponderExcluir
  5. Por isso sai do grupo, Jéss. Eca!!!!! Me fazia muito mal.

    ResponderExcluir
  6. Filhote, sei que você me ama. Obrigada pelo elogio, mas cara, eu coloro muito mal.
    E não tô buscando elogios. Não preciso disso porque sei que sou linda, inteligente, gostosa, tesuda, carinhosa, cabelos lindos e brilhantes e muito mais.

    ResponderExcluir
  7. Há que se ter leveza para alcançar esse propósito! [2]

    ResponderExcluir
  8. Sei que a senhora não está buscando elogios, mas mãe, estou amando seus coloridos e a sua agilidade também.
    Nunca pensei que uma senhora de tanta idade iria colorir tão rápido hahahhahhahahhaha
    #ocapetinhaatentou

    ResponderExcluir
  9. vou te mostrar o que é ter tanta idade, sua fdp. No caso eu, puta.

    ResponderExcluir
  10. Mas eu ri, apesar de ter lembrando de um chatinho que não para de ser chato e fica me chamando de velha sempre que NÃO PODE

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi