quinta-feira, 15 de agosto de 2013

De altruístas

Tema: saudade de quem se foi
Por: Rosana Tibúrcio

Assim que vi o tema da semana me lembrei, de imediato, de pessoas que morreram. O tema nem sugere morte.

Mesmo assim... vou falar de mortos. Ui!!

Me veio à cabeça, também, esse lance de saudade. Saudade para mim reflete coisa boa e morte... né bão não... Morte provoca, em mim, nostalgia.

Mesmo assim...

E fiquei me lembrando não de alguém que morreu pós-doença ou de velhice, me recordei de cara das mortes imprevistas, trágicas.

E duas pessoas ficaram rondando minha mente: Sérgio Vieira de Melo, cuja morte completará dez anos daqui uns dias: 19 de agosto; e Dona Zilda Arns que morreu em  12 de janeiro de 2010.

Dois altruístas e duas mortes dramáticas. A primeira delas veio de um atentado na ONU, em Bagdá e a outra de um atentado natural: um terremoto, em Porto Príncipe. Os dois morreram trabalhando naquilo que acreditavam: Sérgio em missão de paz; Dona Zilda em missão humanitária.

Sobre a morte de Sérgio Vieira fico me lembrando da imagem da namorada dele, de fora dos escombros gritando feito louca, por socorro. E ele lá de dentro machucado e vivo por mais de três horas. Odeio Al Qaeda... não sem razão. Bando de assassinos. Enfim...

Sobre a morte de Dona Zilda fico pensando: se ela tivesse um pouquinho mais à direita ou à esquerda. Porque pessoas que estavam ao lado dela, bem pertinho, não morreram. Se ela tivesse terminado a palestra um pouquinho antes. Ela estava no último parágrafo do discurso. Sa-ca-na-gem define!!!

De Sérgio sabia pouco - que era um lindo, principalmente -; fiquei sabendo mais um pouco depois de sua morte e quero saber mais lendo O homem que queria salvar o mundo, de Samantha Power - um dos livros de minha lista "vou ter esses livros" (hihihi).

De Dona Zilda eu sabia mais e admirava desde sempre, ela é a décima da lista do meu post "Quarenta e oito pessoas admiráveis"...

E nessa o Brasil perdeu dois grandes lutadores. Duas pessoas que tinham situação financeira privilegiada mas que não viviam de luxo nem para o luxo... tinham um ideal. Eram altruístas acima de tudo. Sinto saudade de ter mais gente assim para eu admirar.


Um lindo restinho de quinta-feira para todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje, além dos cof cof cof da vida há saudade de gente do bem.

8 comentários:

  1. Gosto da palavra altruísta, apesar de ter dificuldade pra falar hahahah

    Não sei muito sobre o Sérgio, mas quero ler esse livro aí também.
    .
    Dona Zilda era uma pessoa admirável mesmo

    ResponderExcluir
  2. Não sabia o que era altruístas, mas fui no meu amigo pai dos inteligentes e descobri. Que linda palavra.

    ResponderExcluir
  3. altruísta
    adj. 2 g.
    1. Relativo ao altruísmo.
    2. Dedicado aos seus semelhantes.
    s. 2 g.
    3. Pessoa cheia de filantropia.

    ResponderExcluir
  4. Taí o jeito que eu gostaria de ser lembrado: por fazer o bem.

    ResponderExcluir
  5. acho foda gente que vive de ajudar os outros.
    não sei se saberia.

    ResponderExcluir
  6. e sou bem desinformada sobre esse pessoal

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi