sexta-feira, 26 de julho de 2013

Murieeeeeel?

Tema: Top 5
Por Taffa

A década de 90 em uma imagem.

Eu já fui criança, gente. Talvez não acreditem, mas eu não nasci velho, grisalho e emburrado como sou hoje. Durante a minha infância, tive meus desenhos favoritos e é sobre eles que vou falar no meu post de hoje:

5. O Fantástico Mundo de Bobby


Foi exibido originalmente de 1990 a 1998, na Fox Kids, num total de 7 temporadas e 80 episódios. A série trata do cotidiano e dos pensamentos de Bobby: um garoto de quatro anos que tem imaginação fértil. Bobby, na verdade, é o alter ego do criador e ator da série, Howie Mandel, que também fez a voz do garoto.  O enredo dos episódios se desenvolve em torno das percepções infantis e fantasiosas do mundo por Bobby. Sua família é composta por seu pai, Howard; sua mãe, Martha; e seus dois irmãos, Derek e Kelly. Também aparece constantemente o seu Tio Ted.

4. Doug


Foi exibido originalmente de 1991 a 1994, no canal Nickelodeon. Foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido, estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug. Originado de um livro nunca publicado: Doug Got a New Pair of Shoes (Doug ganhou um novo par de sapatos, em tradução livre), do artista e criador da série Jim Jinkins e do escritor Joe Aaron. A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram, saindo de Bloatsburg. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem título, um estudante chamado Douglas Yancey Funnie. Ao lado de Doug, outros personagens principais são: seu cachorro chamado Costelinha, seus amigos Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise e seu inimigo Roger Klotz. A irmã mais velha de Doug, Judy, é uma atriz dramática que sempre usa roupa roxa e óculos escuros, até mesmo dentro de casa. Alguns episódios mostram a versão super-herói de Doug, o Homem Codorna. Doug fantasia que é o Homem Codorna, imaginando versões ao estilo quadrinhos dos fatos que vão acontecendo. O Homem Codorna usa um cinto ao redor da cabeça e uma cueca por cima da calça. Skeeter também possui um personagem no estilo, o Mosquito Prateado (uma paródia do Surfista Prateado da Marvel Comics) e sua banda favorita é Os Beets, outra paródia, dessa vez em uma mistura entre Os Beatles e Ramones.

3. Pokémon


Foi exibido originalmente em 1997 no Cartoon Network e continua na TV até hoje. Pokémon foi um marco na cultura pop da década de 90 e o desenho conta a história de Ash Ketchum, um garoto decidido a tornar-se o maior Mestre Pokémon de todos os tempos e ser reconhecido no mundo. Para poder iniciar sua jornada, acaba ganhando um Pikachu (um Pokémon capaz de atacar com eletricidade) que odeia ficar preso e por isso segue viagem no ombro de seu treinador. Em sua jornada, Ash conhece duas pessoas que o acompanham: uma delas é Misty, uma garota que teve sua bicicleta destruída por um raio de Pikachu e passa a viajar com Ash para fazê-lo pagar por ela, e Brock, ex-líder de gínasio e um criador de Pokémon, que tenta flertar com todas as mulheres, mas é bastante tímido. Ash e seus amigos sempre são perseguidos pela Equipe Rocket, formada por Jessie, James e Miau (um Pokémon felino), que a toda hora tentam derrotar e capturar Pikachu, mas sempre falhando.

2. As Meninas Superpoderosas


Foi exibido originalmente de 1998 a 2005, sendo produzido inicialmente pela Hanna-Barbera e depois pelo Cartoon Network. A série conta a história de três garotas com super poderes: Florzinha, Lindinha e Docinho. As três possuem 6 anos de idade e cada uma é marcada por uma personalidade marcante: Florzinha é a líder, gosta de fazer planos e é muito inteligente; Lindinha é meiga e gentil e Docinho é a mais brava e durona entre as meninas. Elas foram criadas pelo professor Utônio, que acidentalmente deixou derrubar o Elemento X na poção da "Menina Perfeita". Sendo assim, o Elemento X deu a elas super poderes e, entre uma brincadeira e outra, elas salvam a cidade de Townsville de diversos monstros. Entre os vilões conhecidos da série animada estão: Macaco Louco, um ex-assistente de laboratório do professor, mas que também foi atingido pela química do Elemento X e se tornou um vilão; a Princesa MaisGrana, uma menina rica e mimada, que quer ser uma Menina Super-Poderosa a qualquer custo e, como o vilão mais poderoso, “Ele”: um ser tenebroso e glamouroso, que nunca tem o seu nome pronunciado na série, mas  visivelmente é um diabo gay afeminado com botas de salto e cano alto e um babado chiffon no pescoço.

1. Coragem, o cão covarde


Foi exibido originalmente de 1995 a 2002 no Cartoon Network e conta a história de um cachorro chamado Coragem e seus donos, Muriel Bagge, uma típica senhora escocesa, e Eustácio Bagge, um fazendeiro mal-humorado. Todos vivem numa fazenda localizada no meio da cidade deserta de Lugar Nenhum, no Kansas. Eles moram em uma pequena casa, onde acontecem aparições de monstros, fantasmas e outras criaturas. Eustácio aparentemente não gosta de Coragem e sempre está o assustando, mas Muriel o ama muito e no final das contas o cão sempre salva os donos dos perigos que acontecem. Na verdade, o desenho retrata o mundo como visto através dos olhos do pequeno cachorro. A fazenda é localizada no meio do nada porque os donos de Coragem, por serem muito idosos, nunca o levaram para passear – de modo que o cão desconhece o mundo exterior. As tramas, muitas vezes absurdas, tentam retratar a confusão mental do pequeno animal ao lidar com as situações comuns, mas para ele perigosas, do dia-a-dia.

17 comentários:

  1. Pra quem não entendeu o título, "Murieeeeeel" era o que o Coragem mais gritava durante todo o tempo, pois ficava com medo e berrava o nome da dona.

    ResponderExcluir
  2. E pra quem não conhece o "Ele", das Meninas Super Poderosas, taí: http://maaretta.files.wordpress.com/2011/01/creep012-powerpuff-girls.jpg

    ResponderExcluir
  3. Eu gostava de bobby e do doug, no mais só quando não tinha o que assisti mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Ihhhhhh, não conheço nenhum desses desenhos, afinal, sou de outra geração e tive só meninas, né?

    ResponderExcluir
  5. Será que as meninas viram as meninas superpoderosas? Não sei. Meninasss!!

    ResponderExcluir
  6. O único que não me é estranho é o Pokémon, mas também nunca assisti.

    Os dois desenhos que suportava ver na TV era Tom e Jerry e o Pica-pau. Vejam como sou antiga!! Nem turma da Mônica atual gosto de ver.
    Desenho não me atrai, mas admiro dum tanto quem gosta, igual quem gosta de vídeo game.

    ResponderExcluir
  7. Muriel. Conheci uma criança de nome Muriel. Achava um nome estranho, depois passei a gostar bastante.

    ResponderExcluir
  8. Amo, só que não, quando comentário que fiz com erros lindos processa e PARA na minha frente. AMO!!

    ResponderExcluir
  9. Saudades do Bobby e do Doug ..
    falei deles semana passada.

    Afinal de contas minha cliente sempre usa a seguinte frase: O Fantástico Mundo de Nina
    rsrsrsr

    ResponderExcluir
  10. Respondendo minha mãe .. eu não assistia meninas super poderosas.

    Apesar de já ter vivido num mundinho pokémon, nunca assisti o desenho.

    ResponderExcluir
  11. sempre que as pessoas brigam comigo pq não lembro de desenho nenhum, não tive infância,essas coisas.. o único que sempre lembro é O fantástico mundo de Bob.
    muito amor por.

    ResponderExcluir
  12. não via mto doug, mas sempre amei a abertura.

    ResponderExcluir
  13. eu via alguma coisa só de pokemon e das meninas

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com vontade de assistir o Coragem. Nunca vi nada dele, gente.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi