terça-feira, 26 de agosto de 2014

Sobre fios, cores e saudade

Tema: Esquina
Por Rafael Freitas

Descendo a rua da minha casa, na esquina, fica a APAE. É muito perto para ir lá, para fazer uma visita ou ver se precisam de alguma coisa... Mas a desculpa é de que nunca dá tempo. Desculpa esfarrapada mesmo.

Ontem, aqui em casa, terminamos de separar as coisas do quarto da minha avó Marta. Eu fiquei responsável por separar a caixa de linhas de crochê e de bordar e os novelos de lã. O que fosse possível de se aproveitar, doaríamos para a APAE, para que utilizassem com artesanato ou com outras atividades internas.

Guardei uns novelos de linha de bordar, um de cada cor. Joguei fora os pedaços picados, emaranhados, e alguns pedaços de tricô ou crochê começados. Minha avó gostava muito destes trabalhos manuais e de bordar. Sempre me pedia para desenhar flores, frutas... Amor-perfeito era sua preferida. Ultimamente, andava fazendo pétalas de tecido alinhavadas que eram aplicadas depois, formando flores. A casa ficava cheia de retalhos e vigiávamos para que ela não esquecesse uma agulha no sofá. Uma pena que sua visão já não colaborava tanto...

Depois de guardar os novelos que queria, juntei tudo numa caixa grande e em outra de sapato. Levei as caixas hoje na APAE. A Taísa, presidente, veio me atender e me levou na sala onde esse tipo de objetos ficam guardados. Tudo organizadinho, etiquetado, com mesas para as crianças trabalharem. Eu disse que eram da minha avó, que tinham ficado, e que talvez eles pudessem usar, veja bem, é melhor transformar a dor da perda em coisa boa, não é? No que ela me respondeu:
_ E ela gostaria que vocês fizessem isso mesmo.

Não tinha muito mais o que falar, não é? Deu um nó na garganta. Ofereci as fraldas que sobraram, perguntei se precisavam. E desci de novo a rua, em direção a esquina, para entregá-las.

Ficam estas verdades, misturadas com saudade, e a imagem da avó cochilando no sofá, com agulhas, linhas e retalhos na mão. Quanto mais colorido, melhor. Era assim que ela gostava. E é assim que ela ficará nas minhas lembranças: bordada com fios coloridos.





9 comentários:

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi