quinta-feira, 29 de maio de 2014

Uma enxurrada

Tema: chuva
Por: Rosana Tibúrcio

Gosto de olhar a chuva, muito, mas odeio me molhar na chuva. Apesar de não gostar das gotas em mim, prefiro molhar a andar de sombrinha. Odeio sombrinhas. Aliás, se tem algo que me frustra um tanto bom é não saber onde ficam as sombrinhas perdidas de todo mundo. Quem acha? Nunca vi ninguém dizer: achei cinco sombrinhas, mas já ouvi muita gente contar que perdeu esse tanto.

Mas pensando bem, houve um tempo que eu gostava de andar, não de sombrinha, mas de guarda-chuva abraçada ao namorado. E aí fico pensando porque a maioria das pessoas tem esse lance romântico em relação à chuva? Será que ela lava, realmente, a alma da gente? Deixa a gente mais vulnerável, mais aberto às emoções, mais desarmados? Pode ser, pode ser!!

Nunca tive paciência para ficar na cama ouvindo barulho de chuva, a não ser junto. Pareço safada, né? Mas não, é do junto romântico que falo. Mas isso de eu, sozinha, ficar deitada ouvindo barulho, gosto não, não me atrai. Prefiro abrir a janela e ver a chuva na minha frente. Isso se a chuva for mansa. Chuva brava não gosto, penso que ninguém gosta. Quando ela tá brava nem é a protagonista da situação, vencem os raios e os trovões. Chuva boa é a chuva da paz, do romance, do cafezinho com quitanda caseira e a gente bem agasalhado dentro de casa. Ou nela, debaixo de um guarda-chuva num abraço ou num andado de braço dado.

E as músicas que falam de chuva? Todas parecem sempre muito lindas. Não vou me arriscar deixar letras delas aqui, porque isso um moço de terça já fez. Mas tem aquela que Fernanda Takai canta com o Rodrigo Amarante, a mesma que no meu tempo de jovem cantava Ronnie Von, aquele do cabelon bonito com quem eu andaria de boa sob um guarda-chuva.

Falando em cabelo, sempre tive dó de quem tem cabelo ruim em tempo de chuva. E juro: rio um pouco. Não, rio muito. Acho divertido porque nunca tive essa preocupação. Mas isso não é lenda? O cabelo fica mesmo esquesitão na chuva?

Voltando às músicas de chuva, há uma delas que me faz entender que a chuva não é boa para inúmeras pessoas. Infelizmente. Eu disse que não colocaria letra de música aqui, mas minto às vezes e vou citar um trechinho de uma música religiosa, que fala dessa agonia na chuva, música do meu tempo de menina e que eu nunca esqueci: "para mim, a chuva no telhado, é cantiga de ninar, mas o pobre meu irmão, para ele a chuva fria, vai entrando em seu barraco e faz lama pelo chão." (desconheço autor e preguiça de pesquisar - aceito informações)

Pensando em tudo que escrevi até agora e nessa canção que citei, tenho certeza de que a chuva pode ser muito boa ou bem ruim, depende, exclusivamente, do que a gente possui ou como a gente está no tempo em que ela cai...


Um lindo restinho de quinta-feira para vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje houve esquecimento: esqueci de postar e no que me lembrei saiu essa enxurrada. É o que temos para hoje. Aproveitem!

13 comentários:

  1. Adoro chuva. E lembro dessa música até hoje.

    ResponderExcluir
  2. Isso foi porque ela esqueceu de postar, minha gente!

    ResponderExcluir
  3. Taí: nunca tinha ouvido suas opiniões sobre a chuva, mainha. Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Por isso que eu explodo as pessoas:

    Isso foi porque ela esqueceu de postar, minha gente!

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahah
    adoUUUro sascrítica, bem minha cara.

    ResponderExcluir
  6. Eu tava emputecida esse dia, vamos combinar. Mas era muito.

    ResponderExcluir
  7. sombrinha é UH OH (risos)

    comprei um guarda chuva que é maiioooorrr mas se dobra ao meio pra ficar tipo sombrinha.
    TEM RENDIDO

    ResponderExcluir
  8. chuva tem muito CARA de romance memo
    mas quem vê cara não ve cuore

    ResponderExcluir
  9. acho bão demais não me preocupar com cabelo em chuva, ou.
    na verdade não preocupo com ele muitas vezes.
    inclusive penso que as pessoas podem achar ate que sou DESLEIXADA com o cabelo mas meio que: foda-se

    ResponderExcluir
  10. num conheço essa musica e fico indignada que po mae, ce demora mais tempo escrevendo essa observação e colocando em itálico do que procurando no google ne pfvrrrr

    ResponderExcluir
  11. ce viu o comentário da rosana haddad no meu post desse post no facebook?
    ela disse que concorda com tudo, se vc nao tiver visto ok baibai

    ResponderExcluir
  12. Padre Reginaldo canta essa musca procure por ele. Preguis de novo.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi