terça-feira, 6 de abril de 2010

Para Sérgio Capparelli

Tema: Uma foto, um conto
Por
Rafael Freitas_





Ele já sabia o que fazer para comemorar o segundo aniversário do blog que tinha com amigos tão amados.
Chegou em casa, sentou-se em frente ao computador e foi escrevendo. E enquanto escrevia, foi se lembrando de como tudo começou, das fases que já passaram juntos, de histórias engraçadas e textos criativos.

Terminou, revisou, salvou, releu, encaminhou pedindo ajuda e pronto. Clicou ali no botão "Enviar" para aquele endereço que podia não ser o certo, mas era uma possibilidade de falar com o escritor daquele poema que gostava há tanto tempo.

Cruzou os dedos.
Agora era só esperar.


Olá, Sérgio!

Rafael, prazer!

Há algum tempo ensaio para lhe escrever. Não sei ao certo porque demorei tanto. Uma fagulha de vergonha ou timidez, quem sabe.

A primeira vez que ouvi seu nome foi num desses livros de Português, com textos para interpretação. Tinha nove anos e estava na terceira série. O texto era Guaraná com Canudinho. Mágico! Lembro até da imagem que o ilustrava: uma vaca malhada, com cara de nervosa, batendo a mão no balcão e o gafanhoto olhando desconcertado para sua gravata borboleta que voava.

Hoje tenho 26 anos. Guaraná com Canudinho continua sendo um dos meus textos favoritos. Ainda sinto a mesma mágica dos meus nove anos e deixo meu riso se perder naquelas rimas. O que mudou é que o carinho por ele cresceu um pouco mais de uns anos para cá.

Dois anos, para ser exato. Tive a ousadia de sugerir este nome para um blog: Guaraná com Canudinho. Um blog de amigos que se veem pouco, mas que se gostam tanto quanto a vaquinha gosta de tomar seu guaraná com canudinho.

Quando eu digo amigos, pense em AMIGOS de verdade. Pessoas que se conheceram como os bons amigos devem se conhecer: um doce acaso, um presente do céu, uma obra do destino. Eu iria até a China por esses amigos! E já aproveitaria para lhe fazer uma visita, caso ainda more por lá! rs

Agora imagine o que você gosta de fazer com seus amigos.
Uma pizza? Uma reuniãozinha em casa com um vinho, que tal? A comemoração do seu aniversário? Um jogo de futebol? Uma partida de damas ou xadrez? Uma viagem para uma praia? A troca de presentes no Natal? Um telefonema de meia hora depois de três meses sem se verem? Uma porção de batatas fritas com refrigerante, ou uma cervejinha, e música popular brasileira da boa rolando?
Isso é o que fazemos no nosso blog: um encontro de amigos. Um oásis no meio da correria de cada um para deixar um oi, dar uma risada, falar bobagem ou até, quem sabe, exercitar aquela veia de escritor que pulsa involuntariamente em cada um de nós.

Num breve contexto, participam do Guaraná Rosana Tibúrcio (que é de Patos de Minas, pertinho de onde cê nasceu!) e suas filhas Marina e Laura; Paula* (de Muzambinho, MG, que anda meio sumida do blog, mas não menos querida por isso) e eu (de Borda da Mata, MG).

Espero que não se zangue com a pretensão deste email (tanto quanto a do nome do blog. rs).
É que para esta comemoração do nosso aniversário, a simples tentativa de contato com você já é um presente e tanto!

Um abraço forte, emocionado e cheio de admiração,

Rafael Freitas





* Atualizado em Novembro de 2011: A Paula continua sumida, casou-se e mudou, literalmente. Mas o Taffarel Brant, também de Patos de Minas, é nosso garoto das sextas-feiras.

14 comentários:

  1. Cara! Que dez isso! Muito fera!
    Valeu Rafa!

    ResponderExcluir
  2. Cara! Que dez isso! Muito fera!
    Valeu Rafa! [2]

    ResponderExcluir
  3. Que cuti cuti...
    Parabéns pra nós os guaranetes, convidetes e visitetes.

    Helôôôô...

    ResponderExcluir
  4. Alguém me ajuda a escolher uma música?

    ResponderExcluir
  5. Gente, mandei pro email que eu tinha e voltou.
    Mandei pra um outro que tava no site, voltou.
    Aí mandei pra um assim, digamos, que eu imaginei poder dar certo.

    Agora é torcer pra não ir pra caixa de spam do nosso amigo!

    ResponderExcluir
  6. Pensamento positivo: vaichegar!vaichegar!vaichegar!

    ResponderExcluir
  7. você é lindo.
    o sérgio é lindo.
    o guaraná então... é LINDO.

    ResponderExcluir
  8. se não chegar... a gente.. DELETA O BLOG..

    /aquelas

    ResponderExcluir
  9. como os bons amigos devem se conhecer: um doce acaso, um presente do céu, uma obra do destino


    ISSO e´lindo.

    ResponderExcluir
  10. Já tenho enorme orgulho de seguir este blog... aqui se cultivam as coisas simples da vida, e as coisas simples é o que realmente importa.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns para o Guaraná com Canudinho, seus guaranetes, convidetes, visitetes, antigos e novos, assim como o Alexandre de Divagações, pão e circo...

    VIVA NÓIS!!!!

    ResponderExcluir
  12. Quero dizer que passo de vez em quando por aqui.Adorei o texto Rafa, parabens.Bjos

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa. Sente-se conosco,tome um guaraná e comente o que você quiser e depois, aguente!!! hihihi