quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Queria não, quero

Tema: Queria morar
Por: Nina Reis




Amo o lugar onde moro, mas o que eu queria mesmo, aliás, quero é morar em um lugar com um pouco mais de espaço.

Não precisa ser necessariamente uma casa, prefiro que seja apartamento, não disse apertamento,

Necessito de uma sala com sofá e pufs, para receber visita. Também quero dois quartos, um para os meus atendimentos e outro só meu somente meu, sem ninguém precisar passar por ele para ir ao banheiro, só pra um diazinho na vida, deixar minha cama totalmente desarrumada. Quero uma cozinha mais espaçosa e uma área de lavar, que seja verdadeiramente uma área de lavar.

Quero também um ambiente arejado, se possível me deparar com uma linda árvore ou um belo ipê ao abrir a janela. Quero uma mesa para fazer minhas refeições, mas uma mesa de verdade. Quero muita música, ao acordar até a hora de dormir.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Aqui mora gente feliz

Tema: Queria morar
Por Laura Reis

O condomínio Alpendre tem espaço suficiente para abrigar todos os seus moradores, coincidentemente meus amores e meus amigos, em sua área externa com churrasqueira e toda estrutura necessária para datas comemorativas.
Meu apartamento, só meu, seria ao lado de mãe, pai, irmãos, namô (porque se é pra sonhar, primeiro quero morar sozinha - acompanhada de perto por todo mundo, mas sozinha) e migos maravis.
Armários planejados para não serem notados, mesmo que bastante espaçosos, e estantes/cristaleiras de vidro para abrigar todas as minhas caixas e decorações maravilhosas sem que seja preciso tirar a poeira de cada coisinha individualmente. Melhor só do vidro, não é mesmo?
Uma rede no quarto, enorme, onde também cabe uma cama enorme com um pequeno sofá ao pé e paredes lotadas de registos delícias da vida toda, se possível com data embaixo preparado por outra pessoa, para facilitar minha vida nostálgica.
Banheiro correto é banheiro com chuveiro em frente ao espelho e a bancada da pia, onde também descansam todos os cosméticos úteis, a serem provados ou apenas lindos mesmo.
Na sala, perto da TV e do sofá gigante, uma mesa básica acompanhada de uma cadeira confortável demais, onde estariam computador e mil parafernalhas maravilhosas de papelaria, inclusive aquele abajur para ajudar com os 10 livros de colorir ainda em branco.
Ali, quase na cozinha, um mural enorme com todas as mais de 100 3x4 já conseguidas.
E, claro, na tal cozinha será que teria alguma mania irritante da mãe? Todas, porque já é inerente: itens recém lavados em baixo, pano de mão é de mão, de prato é de prato, essa bucha não lava panela oleosa e muito mais. Além de abastecida de regras, também haveria ali utensílios lindos e funcionais com os quais eu saberia preparar de maneira única todos aqueles ingredientes da geladeira e da dispensa pra formar uma refeição e tanto. Aí já viu né? É só chamar todo mundo pra comer, conversar fiado, encher o saco e essas coisas todas que gente feliz faz e ama. Agora me deem licença, que vou ver um episódio, rapidinho.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dos livros, verbos e blá-blá-blá

Tema: livro
Por: Rosana Tibúrcio

Ando muito preguiçosa pra ler. Mas continuo amando loucamente os livros e refletindo sobre alguns verbos que me ligam a eles.

Amo escolher livros, selecionar uns cinquenta e cinco, optar por uns cinco e comprar nem que seja apenas um. Mas amo, amo comprar/ter livros novos. Pegar. Cheirar.

Adoro ganhar livros. E dar livros de presente. Mas é muito!!

Detesto livro emprestado. Quer me emprestar? Obrigada. de nada. quero não! Larga mão de pão-durismo e compre o dito-cujo que você pensa que vou gostar e me dê de presente. Meu prazer à leitura e eu agradecemos.

Eu preciso sempre ler um livro. Não importa o gênero. Não me refiro a livro de trabalho, por que né?  Esses pulam no meu colo até sem serem tão desejados.

Estou lendo faz um bom tempo o livro do Pe Fábio de Melo "Quem me roubou de mim?". Até gosto, mas meio que tem um lance autoajuda e odeio esse estilo. Tem umas dicas bem interessantes, mas o tempo vai passando... e leio um parágrafo por dia. Quero um livro do Padre só com os tweets dele hahaha Adoraria! Mas recomendo esse livro, sobretudo, para quem vive preso a um relacionamento feio.

Há menos de um mês terminei de ler o livro da Maitê Proença: "todo vícios". Me deu muito agonia do título. Mas procede. Achei bem interessante uma história de amor que pudesse ser mais imperfeita do que perfeita. Aquele lance de você amar quem não presta muito, amar o canalha. E esse amor do livro de Maitê esbarra muito no que o Padre Fábio fala sobre o amor não bonito e suas prisões. Vi algo de interessante em ler os dois livros ao mesmo tempo. Como meu lado canalha e safado é mais forte, terminei o de Maitê bem rapidinho.

Adoro o jeito de Maitê escrever, assim como gosto do de Maria Ribeiro e Fernanda Torres. Tenho e li, mais recentemente, os livros delas. Gosto bastante. Meio que escrevem sem maiores pretensões, mas escrevem bonitinho. Não é como, por exemplo, os livros de E L James que são mal escritos e, muito provavelmente, mal traduzidos, mas que tenho e li assim mesmo. E mais: agora tô lendo Grey (não me julguem!!! hahaha má é muito mal escrito/traduzido mesmo, pois tradutor não sabe diferença entre "de encontro" e "ao encontro" - tipo de erro que abomino).

Pra não parecer que sou só facinha e fútil, segunda-feira peguei um dos volumes de Pensadores - o de Aristóteles - pra senzala da vez e genteeeeeee, quero morrer lendo e entendendo aquela belezura de livro. Mas como a leitura é prum trabalho e o trabalho tem tempo para entrega, o prazer não é tão assim, sacumé? Mas depois de aposentada (oi??) quero ler todos os Pensadores que tenho ali na estante. Ler e entender. Meu sonho.

E... na minha outra estante de livros menos "sábios", tenho uns sete novos pra eu abrir e ler, mas como? Com a tal internet, as séries, os livros de colorir, além da senzala, não me sobra muito tempo.

Falando em livro de colorir, contar procês: eu tinha um, depois comprei outro, depois ganhei um do filhote Rafa, depois comprei mais três e agora tô aguardando Oceano Perdido. Tô perdidinha, minhas gentes... em meio a tantos livros que quero ainda comprar, ganhar, ler ou colorir.
Mas tô bem feliz com o que posso ter por ora.


Uma linda quinta-feira pra vocês, meus amores porque nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma vontade de que o dia dure umas 55 horas a mais para eu ler e colorir tudo que quero e preciso. 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Você encontra nas melhores livrarias

Tema: Livro
Por Rafael Freitas

Acabei de comprar um livro! Dois, na verdade: um pra mim e um pra presente. Pra mim foi Elogio da Madastra, do Mario Vargas Llosa, um escritor peruano que adoro (já falei dele aqui). Esse tá na linha lista faz tempo. Conta a história de um garoto, Fonchito, que se apaixona por sua madrasta, Lucrécia. Esta vive um casamento feliz com Dom Rigoberto, pai do garoto. E parece que a paixão do menino vai causar algumas mudanças na vida da família. Depois desse terei que ler Os cadernos de Dom Rigoberto, trama com os mesmos personagens.

Estou terminando de ler Teresa filósofa, um conto erótico anônimo do século XVIII. Poderia ter menos filosofia e mais sacanagem, mas gostei. Só esqueço de esconder a capa quando estou no ônibus ou na rodoviária, o que causa alguns olhares estranhos.

No sábado, fui ao cinema assistir Pan. Adorei. Tanto que quero o livro com a história original. Tá na lista. Acabo de lembrar de uma versão do Pequeno Príncipe com os personagens da turma da Mônica. Um livro lindão, também pra lista!

Ultimamente, tenho lido apenas capítulos e artigos das atividades da pós-graduação em Gênero e Diversidade na Escola. E se for pra citar algum, O corpo educado - Pedagogias da sexualidade, de Guacira Lopes Louro, mexeu muito comigo.

Uma leitura que é um prazer que me faz rir sozinho e me emociona: a coleção Peanuts Completo, a turma do Charlie Brown e do Snoopy. Tenho os sete livros já lançados da coleção, que completarei com uns 50 anos... Juro! Humpf!

E pra terminar, temos os livros de colorir! Mesmo colorindo pouco, comprei mais um no fim de semana, Um jardim de cores, e já quero mais alguns. Inclusive mandei um email pra Editora Sextante perguntando se vão lançar o Tropical World, da Millie Marotta, ilustradora do Reino Animal. Não me responderam, acreditam? Não faz mal; compro a versão em inglês mesmo quando estiver disponível na Amazon. E mais alguns... rs

Livro é bom demais. E são ótimos presentes, não acham?
Não é legal que o Natal esteja quase chegando? Eu acho!


quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Por ene motivos

Tema: nunca faria
Por: Rosana Tibúrcio


Tanta coisa que nunca fiz nem faria na vida que ó... daria um livro. Mas vamos por tópicos; cinco porque tenho toc e talzzzz

Por medo
Praticar esportes radicais como subir numa árvore ou numa escada multifuncional com mais de cinco degraus.

Por vergonha
Discutir ou transar fora da casinha.

Por respeito
Fuçar gavetas, bolsas, agendas, diários ou quaisquer coisas alheias.

Por nojo
Falar e falar e falar sobre política; fazer comida sem lavar as mãos, comer fruta sem lavar, tomar algo em copo molhado e por aí vai...

Por convicção
Ser secretária de médico/dentista, me manifestar anonimamente, não dar crédito a quem de direito, ser maria vai com as outras, mentir algo mais sério sem cúmplice*.


Uma linda quinta-feira para vocês, minhas gentes, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje além do ar quente do cão há revelações que ó... podem ser valiosas pro futuro. 

*sei que carece explicação, mas quem sabe, sabe. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Jamais

Tema: Nunca faria
Por: Nina Reis


Nunca, jamais e em hipótese alguma faria,
brigadeiro sem chocolate
bolo sem farinha
omelete sem ovo
comida sem amor.


Já a Beth e o Reginaldo, sei não hein ... 

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ainda bem que sobra muita coisa pra fazer

Tema: Nunca Faria
Por Laura Reis

Eu poderia dizer que é fazer um barraco em público, quebrar copos (ou braços), machucar alguém de verdade, mas esse tipo de coisa reativa, vamos combinar, nunca se sabe. Portanto, vamos às certezas.
Cobrir qualquer parte do corpo com tatuagens superdetalhadas e fazer um rapel são coisas que, obviamente, eu nunca faria. Agora tomar um porre ou surfar, também não. Assim como ser cantora, dançarina profissional, veterinária, comissária de bordo, política, capitã de navio, dentista e ginecologista. Neeem.
Além de aventuras como essas, algumas atitudes também passam longe de mim, como ludibriar, enganar ou mentir descaradamente sem um pingo de vergonha. Jamais! Me entrego antes de tentar fazê-lo. Exceto online, é claro. Exceto aqui. Risos.