segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bolinhas aleatórias

Tema livre
Por Laura Reis

São mais de 23h e meu tempo está acabando. Pego o Tema Livre que ficou lá no meio de agosto, quando de alguma maneira fomos forçados a entrar de férias, e aproveito pra fazer algumas observações aleatórias. Enquanto escrevo isso penso que o nome da sessão que a Liliane Prata tinha na Capricho será uma ótima opção para o título. Vejamos:
  • Nos últimos dias estou viciada em sequilhos.
  • No fim de semana fiz a primeira compra saudável DA VIDA (frutas, legumes e pá).
  • No calor, uva é sucesso. 
  • Faz mais de mês que praticamente sinto sono o dia inteiro. Procuro um médico?
  • Faz um mês que parei com o Pilates. Seria isso? (não, não seria, porque naquela época também sentia sono, ENFIM)
  • Não passo 1 episódio de Parenthood sem chorar ou querer bastante e precisar me segurar por estar em público.
  • Mesmo achando que pode não ser uma boa escolha estar aqui onde estou, fico orgulhosa de ter conseguido fazer tanto sozinha e estar morando com alguém que tem merecido dividir uma casa comigo. Risos e “oin”. 
  • Semana que vem faz um ano que estou no meu trabalho atual. Acho fofo.
  • Adoro o fato de eu ter uma trena. (?)
  • O Orkut pode até morrer, mas todos os meus depoimentos, fotos, scraps e, óbvio, comunidades, estão devidamente printados e guardados em meu HD.
  • Depois de um ano sem TV, Globo pra mim é ganhar na Sena.


Ps.: Élmer, se acaso você ler isso (em vez de apenas divulgar o blog, inclusive obrigada de novo e sempre, claro), saiba que falar de Sena me lembra você e não é uma boa lembrança porque metade do meu salário vai pra isso e ainda não vi retorno. Aguardo providências. Obrigada.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A lista

Tema: coisas simples
Por: Rosana Tibúrcio

Música, chope, dinheiros, conversa, gente inteligente, café, risada, abraço, pôr do sol, foto, mar, livro, roupa limpa, sabonete bom, generosidade, salada de frutas, confiança, cores, pudim, palavras, pintura, sorvete, simetria, mania, amor, criatividade, beleza, pão sovado, vermelho, cebola, concentração, beijo, amizade, Guaraná com Canudinho, oração, semelhança, TV, ovomaltine, esperança, gratidão, sorriso, e etc. e tal...

Simples é tudo que aprecio. O complicado eu odeio, não entendo, quero distância. O simples não é o pobre; é o que me permite ser feliz, por isso dinheiro incluído na lista. Acredito que a felicidade é simples e que só não somos mais felizes porque complicamos tudo, às vezes.


Uma linda quinta-feira para todos vocês meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma proposta para ser feliz. Só pegar uma coisinha da sua lista e bora...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Não precisa complicar

Tema: Coisas simples

Por: Nina Reis


As sábias palavras mágicas
o sorriso de bom dia
cheiro de terra molhada
é tudo que mais queria.

Na verdade é o que quero
e te ensino se preciso for
só não custa quando pedir
dizer ao menos, por favor.

Um abraço bem apertado
ou um simples telefonema
não precisa muito dinheiro
isso não é nenhum dilema.

Não sou a desapegada
e estou longe de ser
o que digo é mais simples
do que pode parecer.

Dou valor aos meus amigos
e aos meus familiares
que assim como eu 
gostam do que é simples também.




obs.: para você que está vindo aqui pela primeira vez, sim, eu tenho problema e minha última estrofe foge de qualquer regra. rsrsrs

terça-feira, 23 de setembro de 2014

E os homens sonham...

Tema: Coisas simples
Por Rafael Freitas

Quando estou em um espetáculo teatral ou em um show que eu gosto muito, eu rezo. Rezo agradecendo por aquele momento, pela oportunidade de experimentar, ouvir e me emocionar. Crescer.

Quanta bobagem, dirão. Desavisados, coitados! Da vida, ainda não entenderam nada.

Não entenderam que a famosa felicidade não é uma meta a longo prazo.  Ser feliz é algo urgente! É acordar e decidir. É poder ficar triste, mas sabendo-se feliz.

Felicidade é ouvir uma voz bonita, interpretando uma música bonita. É abraço apertado. Que se for de saudade, é mais felicidade ainda. É qualquer coisa com os amigos. É receber um elogio. Ter os estudos interrompidos por sua mãe, dizendo que só foi te dar um beijo e dizer que te ama (sim, a minha faz isso!). Bilhete do pai quando você retorna de alguma viagem ou seu chocolate preferido no travesseiro (sim, o meu faz isso!). Ganhar um presente. Dar um presente. Ajudar quem está precisando; ser bom. Tirinha do Horácio, uma frase bonita, de preferência com um bom jogo de palavras. Trufa de maracujá, torta de limão, croissant de chocolate e sorvete de pistache. Um bom filme, um bom livro. Uma ligação ou mensagem de carinho. Quem não é feliz com carinho? Ou com bebês e crianças pequenininhas? E as flores? Gente, flores não são bonitas demais?

E por aí vai. A lista é gigante. Porque, pra mim, o que realmente importa na vida são as coisas simples. É o que eu quero: uma vida simples. Que, na verdade, acaba sendo mais complicada. Porque é preciso abrir os olhos e procurar com cautela, demoradamente, como se contemplando. É preciso entender de cores, sons, perfumes, gostos e poesia.


Tem dias que eu falho. Mas nos dias que eu acerto, você tem que ver: é coisa pra se querer todos os dias da vida. E não estou falando de autoajuda. É felicidade, no caso.





segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Da parte boa

Tema: Coisas simples
Por Laura Reis

Das coisas simples que gosto, uma delas é acordar e ver que ainda falta uma hora pra levantar ou, mesmo acordando assustada porque já passou das oito, ver que é domingo.
Também acho o máximo quando uma criança retribui um sorriso, um tchau ou ela mesma toma a iniciativa de ser simpática. Sobre simpatia, ouvir um “obrigado” quando seguro uma porta pra alguém passar também é ótimo.
Quanto à rotina, tenho achado bom demais passar creme nas mãos sempre que as lavo e o fato de usar esfoliante + óleo hidratante no mesmo banho em que os cabelos são lavados é quase como dar banho n’alma.
“N’alma” me lembra o Zeca Baleiro o que me remete (claro) às músicas e ao botãozinho maravilhoso chamado repeat que existe nos players e que me ajuda a ouvir 20 vezes a mesma música que estiver adorando no momento.
Quanto às coisas que me irritam e que poderiam ser simples, deixo pra depois porque podem ser muito complexas pra uma simples segunda-feira.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Cortando a estampa pela raiz

Tema: estampa
Por: Rosana

Elisa nunca foi perita em moda, mas tinha bom gosto e sabia muito bem que blusa estampada com camisa xadrez não ornava. Não na década de 70. Atualmente é tudo tão misturado que o bonito de hoje era o feio de ontem.

Em tempo de colégio Elisa começou o namoro com o mais bonito da sala. Passou a usar batom, uma leve sombra nos olhos, umas presilhas no cabelo e Carlos não mudou nada: continuou com o sempre uniforme limpo e bem passado, o sapato bem engraxado.

No primeiro encontro fora do colégio lá vem Carlos todo arrumadinho: de xadrez com estampa. Elisa ficou azul, verde, amarela, ficou com todas as cores da camisa de mangas compridas dele. Foi um terror!! Se manga curta, menos feio talvez.

No segundo encontro lá vem Carlos de novo: camisa xadrez e calça xadrez. Meu Deus, Elisa queria só namorar no colégio, mas como se apaixonou resolveu ir, aos pouquinhos, mostrando pro Carlos que não tava nada bonito aquela vestimenta de final de semana.

Começou ensinando o que era mais simples: calça estampada pede camisa lisa; calça lisa pode com camisa xadrez ou estampada; liso com liso pode também. Foi a tarefa mais simples. Em uma aula Carlos aprendeu tudinho. O difícil foi ensinar qual estampa dava certo com determinada cor. Qual cor combinava com a outra. Ela tentou uma, duas, várias vezes. E nada.

Elisa achou então mais fácil, depois de várias semanas, e na derradeira lição, dizer: estampa e xadrez são proibidos para homens. Use apenas liso, Carlinhos. E baixinho pediu: só não use aquela camisa vermelha com a calça marrom, pelo amor de Deus, meu amor...


Uma linda quinta-feira para todos vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma historinha fútil e não politicamente correta. Mas quem nunca????

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Meia volta, por favor



Tema: estampa
Por: Nina Reis




Lá vem ela com o cabelo todo escovado e brilhante, uma maquiagem belíssima, um salto 15cm, um vestido bem colado de oncinha e um celular com capinha de zebra.

PARA PARA .... PARA TUDO.

Animal print não, por favor, dê meia volta, coloque um vestido floral, de Poá, listrado ou até um patchowork, ahhhh  aproveite e troque a capinha do celular também. Não suporto animal print. Ok, sua linda? de nada.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Eu assumo

Tema: Estampa
Por Rafael Freitas

Já que eu sugeri este tema, vou enfiar o pé na jaca, mesmo temendo os comentários. É que eu sou louco por estampas. Xadrezes, florais, listras, étnicas, tie-dye, indianas. De camisas a camisetas, passando pelos padrões pequenos das gravatas.

E não só para roupas minhas. Muitas vezes compro cortes de tecido simplesmente por ter gostado da estampa, e presenteio alguém. Hábito aprendido com minha mãe. Aliás, o gosto pelas padronagens é hereditário.

E não só para roupas: papeis de parede, capas de caderno, roupas de cama, cortinas, sofás, objetos de decoração.

O xadrez e os florais são para as camisas mais bonitas. As listras e geométricos para as roupas de cama. O ziguezaguepara a fama. As bolinhas para Uma linda mulher. As indianas e étnicas para amar o mundo.

E vamos à jaca. Fiz um teste outro dia: Qual estilista brasileiro você é? Eu sabia qual eu gostaria de ser. E não deu. Mas nem fiquei frustrado porque sabe quando o resultado bate mesmo? Então. Tava lá, Dudu Beretolini: "... venera estampas e cores. ... A sua mente voa numa velocidade incrível, sempre pra cima e animada, juntando todo tipo de referências, numa colagem psicodélica. Se um dia você tiver que fazer um daqueles exames de atividade cerebral, não se assuste se o seu vier num crash de estampas."


Podem começar a sacanagem. Não vou me sentir mais incompreendido que na formatura da Laurinha, quando todos julgaram minha blusa. Que era listrada. E linda.



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Sorriso também é estampa

Tema: Estampa
Por Laura Reis

Foi criada, desde que nasceu – quando trazida pra casa com macacão branquinho e sapato vermelho - em meio a blusinhas laranjas, sainhas azuis, calcinhas amarelas. Os sapatos sempre marronzinhos ou branquinhos. Gostava mais de lilás que rosinha - a cor predominante em seu quarto. Bichinhos e almofadas vermelhas e azuis espalhavam-se pela cama.
Sorriu bonito quando a tia do interior trouxe uma colcha de retalhos, misturando xadrezes, listrados e outras estampas mais. Conheceu as estampas aos três aninhos. Pro resto da vida inventou de rabiscar até as meias.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Pra ser feliz

Tema: texto motivacional
Por: Rosana Tibúrcio

Termine seu casamento. Quebre o celular. Anule sua agenda. Escreva uma carta. Grave uma canção e mande pros amigos. Volte para o marido. Desfaça uma amizade. Brinque de bambolê. Quebre uma dúzia de copos na parede. Soque a parede. Ande até cansar. Pare e respire fundo. Ouça aquela canção no mais alto volume. Suba em uma árvore e cuspa no primeiro que passar. Acelere o carro. Freie com tudo. Tire a maquiagem. Pinte a cara de palhaço. Respire o pôr do sol. Estoure balões. Ligue o foda-se. Elimine a mágoa. Doe amor. Beba sorrisos. Faça diferente. Seja o que sempre quis ser. Encontre sua Aninha.

Um lindo restinho de quinta-feira para todos vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há um desejo de que todos que amo sejam leves, inusitados e felizes... 

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Primeiro, você.


Tema: Texto motivacional 
Por Laura Reis

Hoje é o dia perfeito para fazer o bem: dê o braço para o velhinho atravessar a rua, tire as pratas abandonadas de sua carteira e entregue ao mendigo da esquina, ajude a mulher frágil a carregar seus pacotes, dê bom dia ao porteiro, ao vizinho, ao atendente e a todos os colegas de trabalho. Gentileza gera gentileza, “bom dia” gera “bom dia” e, desse jeito, o seu não tem porquê ser mais ou menos.
E para deixar bem claro que o dia valeu a pena, corra para o banho antes de dormir e leve o esfoliante, os óleos, as velas aromáticas, coloque uma música calma pra relaxar e ter a certeza de que quem realmente importa é você.
É isso.
É sério.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Para ser mais feliz e compassivo

Tema: top 5
Por: Rosana Tibúrcio


1. Tenha como objetivo de vida a felicidade, As demais coisas, como ser culta, aprender cinco línguas, fazer malabarismos, viajar para o exterior, ler 555 mil livros por ano, devem ser projetos de vida. Se você for feliz provavelmente saberá desviar dos quatro itens a seguir.

2. Não interrompa uma pessoa - caso você não seja médico, bombeiro, salva-vidas  e afins - para mexer no celular; você pode até ser antenado e ter o aparelho mais bacana do mundo, mas é também, e principalmente, mal-educado.

3. Não julgue sentimentos de uma pessoa, quaisquer sentimentos. Só o outro sabe dimensionar a dor ou a alegria que sente. Julgue, se quiser, atitudes... Sabe a diferença? Quer que eu desenhe? Pera...

4. Jamais diga a uma pessoa que está deprimida, e não consegue fazer nem o básico, que ela precisa ter uma atividade física, fazer o que gosta etc., etc. Se a pessoa deprimida tiver o mínimo de instrução saberá dessa necessidade. Então, simplesmente PARE!!!

5. Ao ouvir uma pessoa reclamando de algo ou contando um caso triste, não entre em concorrência. Sua compaixão pode ser bálsamo. Disputa de sofrimento é para gente egoísta e imbecil. Seja apenas amigo.


Uma linda quinta-feira para todos vocês, meus amores, pois nas quintas há sempre algo diferente no ar e hoje há uma impacienciazinha, com gente sem noção, rondando minha cabeça de melão, melão, melão... 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Corra atrás

Tema: top 5

Por: Nina Reis




Felicidade é um estado que se conquista, se aprende, batalha e se faz por merecer. Não depende de muito esforço e vale a pena correr atrás, afinal de contas é necessário para viver.


1 – Ter meu trabalho reconhecido e hoje especificamente ter feito duas massagens muito especiais, me deixa num estado extremo de felicidade.

2 – Saber que um grande amigo está de volta e que essa amizade renasce a cada dia, me deixa muitas vezes sem palavras e completamente feliz.

3 – Ter notícias diárias da minha família, sentir e saber que posso contar com cada um deles é definitivamente a maior felicidade que posso ter.

4 – Escutar alguém dizer que sentiu minha falta e que sou especial, me deixa emocionada e a felicidade acaba tomando conta.

5 – Quando brinco com as minhas rimas, principalmente assim, no início de um post. É felicidade pra mais de metro rsrsrs

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Quando entrar setembro...

Tema: Top 5
Por Rafael Freitas

O céu de Maio que me perdoe, mas Setembro é o mês mais bonito do ano. Acompanhem:

1 - É o mês do meu aniversário.
(!)

2 - A primavera
(De violetas a orquídeas, flores me fazem parar, observar, agradecer e encontrar felicidade e beleza nas coisas simples. E não me chamem de gay porque É O MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO.)

3 - A música Sol de primavera, do Beto Guedes.
(Com direito a lembrar da cena mais bonita da série Queridos Amigos e chorar sem culpa ou medo de ser reprimido. E postar a cena todos os anos sem ser julgado por falta de criatividade porque É O MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO.)

4 - Carinho
(Porque são muitos abraços, mensagens e ligações que recebo porque É O MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO.)

5 - Presentes
(Eu adoro presentes, mesmo não sendo tão importantes quanto o carinho aí de cima. Mas aceito um pacote de Biscoito Calipso, uma caixa de Ferrero Rocher ou que façam uma vaquinha e comprem alguns itens culturais porque arte nunca é demais e porque eu mereço porque É O MÊS DO MEU ANIVERSÁRIO.)

Agora, podem cantar comigo:

"Sol de primavera
Abre as janelas do meu peito
A lição sabemos de cor só nos resta aprender"


segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Sobre mudar e toda essa bagunça

Tema: Top 5
Por Laura Reis

Há um tema sobre mudança e outroTop 5 em nossa lista. Vou juntar os dois por motivos de: eu quero e posso.

1) Mudar me deixou sem internet então tenho que aproveitar dez minutos que posso para postar nessa bagaça (já que semana passada não consegui nem isso). Top 5 é sempre um atalho. Obrigada de nada.

2) Estar perdida em meio a um milhão de coisas no apartamento é tão chato quanto não saber se organizar pra um texto que, no mínimo, faça sentido.

3) Depender dos outros é uma grande porcaria e ver que você tem opções limitadíssimas para ajuda concreta é pior ainda e cada vez mais descrente.

4) Aceitar algumas coisas como "voltar atrás", "abaixar a cabeça" ou apenas estar sem água é uma droga, mas (felizmente?) não é impossível. Até agora.

5) Estar na companhia de alguém realmente lecal e que valoriza o trabalho em equipe e a pró-atividade (risos porém verdade) é fundamental e bom.