quinta-feira, 29 de abril de 2010

Música em dez tempos

Tema: música
Por Rosana Tibúrcio


E aí, moçadinha, vamos falar de Amor de índio, de Chão de giz? (brincadeirinha).

Eu penso que todo mundo tem suas músicas preferidas e as não preferidas, certo? E não só, tem as que prefere em determinadas situações e as que não prefere em outras circunstâncias. Então é isso. Um pouquinho de mim "musicalmente" falando e bem estilo "labirintite textual", porque eu tô toda trabalhada na senzala.


1. Almoçando – nenhuma música, nem baixinho.
2. Conversando – nenhuma música, nem baixinho.
3. "Devededeando" ou num programa de TV, assim, vendo o cantante – bem aaaaltoo e com: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Oswaldo Montenegro, Zélia Duncan – esses são os campeões; e, ainda, Gilberto Gil, Tim Maia e a minha adorada Elis Regina (de quem não tenho nenhum DVD, aliás - rola um presentinho, minhas gentes?).
4. Dirigindo carro (quando eu dirigia, né? Mas é importante destacar) – alto e sozinha com: Caetano Veloso, Djavan, Zé Ramalho, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro. No carro dos outros eu odeio, a não ser que o dono não converse comigo. .
5. Fazendo almoço – num tom médio porque toca aqui e ouço lá: Zeca Baleiro, Zélia Duncan, Marisa Monte, Oswaldo Montenegro.
6. Festejando e sem conversas sérias – todas as sertanejas, caipiras ou afins: de Rolandro Boldrini, passando por Leandro e Leonardo (sim, gostava dos dois juntos), Victor e Léo e chegando a Milionário e José Rico (nesta longa estrada da vida, tô correndo e não posso Parááá ahhh..).
7. Num momento desespero-olha-que-também-sou-cafona-chifruda-romântica-brega, com: Alexandre Pires, Victor e Léo, Leandro e Leonardo, Almir Sater, Roberto Carlos e afins
8. Nunca ou quando não dá pra evitar: Vanessa ex-camargo, Sandy e Junior, Latino, Belo, Calipso, funk e afins
9. Pra sempre: Amor de índio, Chão de giz, Sampa, É necessário, Tocando em frente, Dia branco, Eu sei (na mira), Improvável... e outras tantas que não me lembro agora.
10. Trabalhando – bem baixinho e na companhia de: Marisa Monte, (campeã), Almir Sater, Oswaldo Montenegro, Marcelo Camelo, Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan.

Uma linda quinta-feira pra todos vocês minhas gentes, pois nas quintas há algo diferente no ar e hoje há Marisa Monte, Marisa Monte, Marisa Monte, porque a senzala é minha moradia...

A foto tirei daqui e ela é de Laurinha

terça-feira, 27 de abril de 2010

E eu vou cantar uma canção pra mim

Tema: música
Por Rafael Freitas_



Eu fui fanático por Renato Russo e Legião Urbana quando adolescente. Tive todos os álbuns e sabia quase todas as letras de cor. Um amigo dizia que eu tinha “renatorrussite aguda” quando eu ficava triste. Eu era adolescente, vale ressaltar.

Hoje não ouço tanto. Mas ainda me encontro em algumas letras, como se tivessem sido escritas por mim.

Soul Parsifal, por exemplo. A oitava faixa do álbum A Tempestade, de 1996, foi composta em parceria com Marisa Monte (mas só soube disso há poucos dias). Nunca entendi o significado do nome. Mas nem sentia falta. A beleza da letra já bastava. (Procurando aqui e ali, descobri que Parsifal era um dos cavaleiros do rei Arthur que saiu em busca do Santo Graal e uma interpretação do título como “Alma inocente e casta”. Gostei!)

Desde que o tema Música se tornou frequente por aqui eu penso em Soul Parsifal. Como o retrato de uma fase. Ou como o desejo de ter um coração tão bonito, livre e simples.

Soul Parsilfal
Renato Russo e Marisa Monte


Ninguém vai me dizer o que sentir; meu coração está desperto.
É sereno nosso amor e santo este lugar.
Dos tempos de tristeza tive o tanto que era bom.
Eu tive o teu veneno e o sopro leve do luar...
Por que foi calma a tempestade?
Tua lembrança, a estrela a me guiar...
Da alfazema fiz um bordado.
Vem, meu amor! É hora de acordar!

Tenho anis, tenho hortelã, tenho um cesto de flores.
Eu tenho um jardim e uma canção.
Vivo feliz, tenho amor, eu tenho um desejo e um coração.
Tenho coragem, sei quem eu sou.
Eu tenho um segredo e uma oração...

Vê que a minha força é quase santa como foi santo o meu penar.
Pecado é provocar desejo e depois renunciar.

Estive cansado. Meu orgulho me deixou cansado. Meu egoísmo me deixou cansado. Minha vaidade me deixou cansado...
Não falo pelos outros, só falo por mim.
Ninguém vai me dizer o que sentir.

Tenho jasmim, tenho hortelã.
Eu tenho um anjo, eu tenho uma irmã.
Com a saudade teci uma prece,
preparei erva-cidreira no café da manhã.
Ninguém vai me dizer o que sentir.
E eu vou cantar uma canção pra mim.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

É o que cabe na canção

Tema: música
Por Laura Reis

imagem daqui


Sabe quando você está sem saber o que escrever no seu perfil do Orkut, do Blog, do Myspace, do Fotolog, do caramba a quatro?
Ou quando você quer fazer um VT pra passar pra toda a população brasileira falando a respeito daqueles que são considerados especiais?
De repente ainda quando você está em dúvida entre as quatrocentas opções no Karaokê?
Então, tenho a solução para todos os seus problemas.
Aliás, devo corrigir: algumas soluções nem foram originadas da minha cabeça.
Mas, de qualquer maneira é condiç.. opss, solução:

“Eu não sou diferente de ninguém, quase todo mundo faz assim: eu me viro bem melhor quando tá mais pra bom que pra ruim. Não quero causar impacto nem tampouco sensação, o que eu digo é muito exato, é o que cabe na canção.
Qualquer um que ouve entende, não precisa explicação. E se for pensar um pouco vai me dar toda razão, a senhora, a senhorita e também o cidadão, todo mundo que se preza nega fogo não.
Eu não sei viver sem ter carinho, é a minha condição. Eu não sei viver triste e sozinho, é a minha condição. Eu não sei viver preso ou fugindo.”

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Out – Ono*

Tema: As Quatro Estações
Por Paulinha Miranda


Saudações..

Seremos práticos. As estações do ano somente ocorrem por causa do movimento de translação da Terra ao redor do sol. Leva-se 365 dias e 6 horas. E conforme o planeta se aproxima ou distancia do sol, formam-se as quatro estações do ano (primavera-verão /outono-inverno).

Acabei de ensinar isso para meus alunos. É pura ciência.

As estações também podem ser usadas para caracterizar passagem de tempo. Quando vemos uma mocinha sofrendo por causa de um amor, ela senta na janela e vê pássaro crescimento das flores, o sol quente, folhas das árvores caindo e a neve castigando as paragens. Assim, até passar sua dor e se sentir segura para amar novamente. Às vezes pode passar bem mais do que as quatro estações para redobrarmos a confiança em nós mesmos.

Quando fazemos aniversário também são citados as tais estações do ano:

-Quantas primaveras você está fazendo?

E tem uma outra cena que marca as estações do ano.

- Quando você o conheceu?

- No inverno passado!

Todas as estações são bonitas, mas eu particularmente gosto do outono.

Eu estava sentada na pracinha segunda-feira, lendo meu livro da Marta Medeiros, pensando sobre minha aula, meus alunos e me passa um cachorrinho sem raça, cheio de folhas em seu pelo e ele senta do meu lado. Não sei por que aquilo me tocou, não sei se foi em pensar em meu post, que me senti em uma tela retratando uma paisagem. Ou porque o cachorro estava abandonado e me escolheu como sua companhia.

Outono diferente na música, não é sempre igual. É cheio de surpresas agradáveis.

*Estou cada vez mais louca nos títulos.

Beijos Grandes

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Outono: um olhar, uma luz e pronto...

Tema: estação preferida
Por Rosana Tibúrcio


Há alguma coisa no outono, mais especificamente em abril e maio, que me faz acreditar que a vida pode ser boa, que o que tenho me basta e tudo pode dar certo.
É um cheiro diferente, um azul no céu que não tem pra mais estação alguma.

O verão me remete ao cansaço, a uma vontade de ter o que não tenho: praia, juventude e corpo bonito.
O inverno me remete à tristeza, a uma vontade de ter o que não tenho: casa com lareira, dinheiro, roupas bacanas (os tais gorros e blablabláss tão clamados por aqui) e corpo quente juntinho ao meu.
A primavera (gosto dela, mais que do verão e inverno, mas menos que o outono, a propósito) me remete à expectativa, a uma vontade de ter o que não tenho: viagens históricas, dinheiro e tempo livre (tá, e um corpo juntinho do meu porque num sou besta, inda mais na primavera...).

O outono, ahhh o outono me remete a uma saudade do que tive de bom e a uma vontade de agradecer muito a Deus o que tenho: casa, família, amigos, trabalho, inteligência e esperança. O outono me remete, ainda, à lembrança dos primeiros melhores beijos de toda a minha vida.
Viver um grande amor no outono é muito, mas muito melhor do que vivê-lo em qualquer estação do ano. É respirar fundo; sentir cheiro de romance no ar; olhar pro azul céu e pronto: o dia vira uma linda e inesquecível noite de amor; tem luar, estrela cadente e, mais, tem “um olhar, uma luz...
uma boca que eu sei, não porque me fala lindo, e sim, beija bem(licença aí, Djavan).
Sou mais o outono e que me perdoem o verão, o inverno e a primavera...

Uma linda quinta-feira pra todos vocês minhas gentes, porque nas quintas há algo diferente no ar e hoje tem romance e tempo bom. É respirar fundo e pegar o que tem pra agora (pode ser viável*, como diz Djavan).

*onde o Djavan tava com a cabeça (a que pensa, claro...rs) quando escreveu "viável" nessa canção? Viável tá mais pra texto acadêmico, fala sério... hehe

terça-feira, 20 de abril de 2010

Quando o inverno chegar

Tema: Qual estação você prefere?
Por Rafael Freitas_


Ah, a neve!
Alguém aí já viu?
Eu não. Mas tenho bem vontade. E uma curiosidade gigantesca. Qual a textura? E a cor exata? Como faz para identificar aqueles formatos dos flocos que aparecem nos livros? E aquelas guerras de bolas de neve que a gente vê nos filmes? Será que aquilo não machuca?

Eu adoro o inverno. Mesmo sem neve. Talvez eu mudasse de ideia se morasse onde ela existe. Muito mais frio.

Mas enquanto moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, eu prefiro o inverno. Mas que beleza, em fevereiro tem carnaval! Mas fevereiro é verão. E nem faço questão do carnaval. Eu gosto é do inverno, poxa!

Gosto de dormir de meia e pijama de flanela. Gosto de deitar sob o edredom e enrolá-lo no meu pescoço, já tenso de tanto que tremo. Gosto de ver como as pessoas ficam mais chiques. Gosto de casacos, cachecóis, botas. Gorros! Adoro gorros!

Gosto de feijoada. E minha mãe só faz esse prato quando o clima está “fresquinho”, pendendo para o frio. Fava com calabresa, numa sexta-feira, assim de surpresa, feita pela Dona Antônia. Caldo de feijão com mussarela, cheiro verde e torresmo na casa da Grasi. Gosto de canjicada. Chocolate quente. Vinho quente.

E inverno é sinônimo de festa da minha cidade. Não, não gosto tanto assim das muitas barracas, da bagunça, dos shows na praça (com repertórios feitos especialmente com os ritmos que mais detesto).

Mas é bom por estar de férias. Poder aproveitar o feriado para viajar (mesmo se for para um lugar onde o inverno mais se parece com início do outono da minha cidade). Ou então, ficar em casa e matar a saudade dos tios, tias e primos que moram em Sampa e nunca vem. Festa da Borda é sinônimo de churros e cocada do japonês e tapioca e acarajé da Dona Leda. A gente passa um ano pensando nessas coisas! (Pois é. Churros, cocada e essas outras guloseimas são mais gostosas na festa da Borda!)
Inverno tem festa junina. Dias dos namorados (que mesmo sem ter um amor, esperança a gente sempre tem!). Dia do amigo.

Bom, das flores eu gosto. A primavera é bastante simpática! Mas nada de folhas caindo pelo chão, amareladas e secas. Nada de sol a pino, suor escorrendo, ventiladores e pernilongos.

Eu só quero que alguém me aqueça neste inverno.
E

que o Guaraná seja eterno.

(hahahahaha)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Pode escolher a sua.

Tema: Qual estação você prefere?
Por Laura Reis


Post da série: penso, logo escrevo*


O dizer sobre qual estação do ano eu prefiro?
Pra começar eu sei a ordem das estações porque sei que dezembro é verão e em setembro tem primavera, daí é só pensar coleções: “Lançamento da coleção Outono/Inverno”, “Nova coleção Primavera/Verão!!” e fazer uma ligação muito cabulosa. E.. não vou mais falar sobre isso porque vai cansar mais do que já cansou.
Então... o que fazer?
Um texto poético exaltando a qualidade de uma das estações ou, de repente, de todas elas?
Colocar uma foto que vai ser um saco de achar e só fazer com que o Rafa ache esse o meu melhor post?
Ou simplesmente escolher uma estação e discorrer a respeito?
Caso fosse essa última opção, o que eu diria e de qual estação?

Que gosto do outono porque nele tem aquelas folhas marrons, verdes e amarelas, enormes e lindas espalhadas pelo chão, vento batendo no rosto e aquele cheiro de café no ar (eu acho que tem)?
Que adoro o verão porque é quando vou à praia tomar sol e jogar frescobol com os amigos e flertar com os gatinhos sarados da Malhação?
Ou que sou apaixonada pelo inverno por causa das roupas: os cachecóis, gorros e botas lindas, a neve, os bonecos feitos dela e todas aquelas brincadeiras de neve e patinação no gelo e...?
Talvez seria a primavera? A estação mais meiga de todas: perfume de flores no ar, flores no ar, flores... e mais flores?


Não, não posso escolher nenhuma. Então você se pergunta porque, veja bem:
1) Apesar de gostar de cheiro de café, nunca vi aquelas folhas incríveis e odeio [e sufoco com] vento.
2) Apesar de não dispensar a ideia de flertar com os gatinhos sarados da malhação, eu nunca nem fui à praia.
3) Além de não ter roupa de frio suficiente que me esquente o suficiente, aqui não tem nem neve. O mais perto de neve que já vi foi gelo e isopor.
4) Flores.. flores... detesto flores, cuidar de flores.. de flor só gosto de foto e da música da Zélia Duncan (que, analisada pelo aspecto floral, me dá certa agonia também: é flor demais).

Entendeu?
Para tanto, deixo que os próximos quatro postantes escolham, cada um uma estação, e falem mais.. felizes.

Mentira. Nada de regras.


*o que seria isso? seria não se embasar em por** nenhum e nem sempre revisar o que escreveu. pensa, escreve, posta. ou nem pensa.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Ladies & Gentlemen choice

Tema: top 5
Por: Paulinha Miranda

Hello peoplezinhos do meu coração...
Diretamente da Quemlândia*, de onde eu pretendo não sair!

Top Five do Guaraná com Canudinho é pretinho básico para meu gosto de oncinha e bolinhas brancas. Não tem como eu separar cinco momentos, cinco comentários, cinco posts.
Portanto, vou falar do que mais gosto.

1. As pestes serem tão perfeitinhas!

2. Brincamos tanto um com o outro, zoamos tanto o Rafa, acabamos com a moral de mandona da Rosaninha, desacreditamos a Laurinha, amolamos a Marina, e xingamos tanto a Paula que mesmo assim, ninguém, eu disse ninguém, nunca ficou bravinho, magoado, com vontade de bater a cabeça da pessoa no poste da esquina. Manja magoazinha de cabloca? Não tem isso por aqui, oks..

3. Temos mais afinidade que queijo com goiabada...

4. E também, apesar dos TOCS corriqueiros, e de seguir uma linha psicológica, não seguimos um rumo certo de posts. Podemos falar de lama medicinal da mesma forma que falamos do conflito do Oriente Médio e falamos mal de algum parente.

5. Talvez o Rafa seja o sentimental da turma, Lau a racional, Marina a engraçadinha (palhaça), Rosana a sabichona e eu, bem eu sou a pura da turma.

Portanto, se uma vaca entra no bar, ela pede um guaraná.
Beijos a todos!

*Quemlândia, é a cidade do filme do Grinch. Quando ele rouba os presentes e o Natal das pessoas, elas em vez de sairem às ruas, ficarem nervosas e irritadas, elas vão cantar e comemorar o natal, deixando o Grinch nervosinho hahahhahahhahahahahahahaha.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

TOP 5* marcadores “sexo”: porque eu não presto


Tema: top 5
Por Rosana Tibúrcio

1. O do título mais rEdículo: Desviados do caminho. Aliás, pau a pau [humm??] com a imagem que o Taffa usou, reparem só.

2. O que me fez morrer de rir desesperadamente na hora que escrevi: "...das noites de amor, engenhosamente tórridas passadas
ao lado, em cima e embaixo dos meus amantes.”

3. O devidamente censurado por mim. Quer dizer, há uma técnica pra ler o que a menina Clara
escreveu no item 15.

4. O mais sem noção de todos. Aliás, nem título o trem tem. Pessoa Rafa, explica o
post pra gente? E mais, por que "sexo" nele? (acho que ele vai comentar que sou chata, medAA).

5. O da
foto que indica um caminho sem volta: uma putaria só. E mais, a postante inda é minha filha. Uma corda, por favor!
.
* Por que a Laurinha não foi citada? Marque a resposta correta: a) porque ela é criança; b) porque o melhor dela com marcador "sexo" o Rafa já falou no post de terça categoria, ooppppsss, no post de terça-feira... desculpaaí.
.
Uma linda quinta-feira pra todos vocês, pois nas quintas há algo diferente no ar e hoje, minhas gentes, há uma sacanagenzinha básica, porque afinal, querendo ou não: sexo é um assunto popular e até os bichinhos** fazem....

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Top 5 - O melhor de cada um

Tema: Top 5
Por Nina Reis



1) Laurinha nossa caçula
com seus posts improvisados
consegue simplesmente
deixar todos maravilhados

2) Na terça meu irmão
dá um brilho diferente
com sua diplomacia
encanta toda gente

3) Na quarta sou eu
a doida do pedaço.
Se eu não faço rima
não sei o que mais faço

4) Rosaninha é de quinta,
mas não literalmente.
Toda cheia de mania
mas com post inteligente

5) Sexta é uma lôca
que eu amo de paixão
o nome dela é Paulinha
e tô com saudade dela

Precisava quebrar a rima.

beijocas pra todos.
saudades.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Top 5 - Melhores Momentos

Tema: Top 5
Por Rafael Freitas_


Um top cinco dos melhores momentos do Guaraná desses dois anos que primeiro me vieram à cabeça:

1) O dia em que EU sugeri o nome, com sucesso (porque
todo mundo me apóia, todo mundo me admira);
2) O primeiro post da Laura da temática “
Uma foto, um conto”;
3) O primeiro
post rimado da Nina (porque ela gostou da ideia e a gente também, se não não ficaríamos tentando rimar nos comentários... rs);
4) A primeira CAGC e o título rEdículo do
post da Paula;
5) Meu comentário-desabafo chamando a mainha de chata
num de seus posts musicais.

domingo, 11 de abril de 2010

Top 5 - O que o Guaraná tem?

Tema: Top 5
Por LauraReis




Um top cinco para você saber o que o guaraná faz por/para você:

1) faz gracinhas para você ficar mais feliz durante o dia
2) expõe diferentes pontos de vista
3) aguça o seu lado escritor
4) apresenta novos amigos muito legais
5) compreende quando você pode não estar presente

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aos meus amores...

Tema: uma foto um conto
Por Rosana Tibúrcio

Olá, guaranetes, visitetes e convidetes...

Houve um tempo em que tínhamos mais tempo e era tão bom...
Raramente deixávamos de postar. Eu então, dava quinta de manhã e já havia algo diferente no ar.
Tá, a Paulinha (a quem eu chamo de vagaba e, consequentemente, digo que nós outros somos "mulheres" de vagaba) de vez em quando avacalhava o dia dela, mas Paulinha é nosso docinho e pode tudo.
Talvez ninguém consiga mensurar o carinho que temos uns pelos outros.
Aqui, no Guaraná com Canudinho, não me sinto mãe de Laurinha e Marininha. Sou uma Guaranete e elas são só minhas coleguinhas. Assim como Paulinha e Rafa.
.
Houve um tempo em que nosso Guaraná era o espelho dessa mesa aí da foto: sempre juntos e no mesmo tom.
Raramente ficávamos sem vir fazer um ou outro comentário.
Tá, eu vinha mais que todo mundo: é que sou muito boUUUa.
Mesmo as coisas não estando, agora, da forma que mais gostamos, o Guaraná com Canudinho é um lugar muito, muito bom de ficar e nele ainda temos nossos doces convidetes e visitetes.
Aliás, sem eles o Guaraná não teria o sabor que tem, fala sério!!
Há uma "rotação", digamos assim, dessa turminha, mas os que querem permanecer, ficam e ficam bem, porque na nossa mesa cabe muita gente querida.
Somos um grupo sim, mas não somos um grupo fechado. Aqui foi pousada de muita gente linda e querida (Genis, Haline, os que têm mais tempo que não aparecem); Flávia, Jéssica, Priscila, Tia Denise, André, Clara, Thiago(s) (que andam sumidos que só, mas sempre tão presentes); Helô e Taffa (esses dois não nos abandonam nunca, inda bem).
E agora... aparece, de mansinho: Camila e Alexandre. Vieram pra nossa festa, como Taffa e Helô!! Os ausentes viriam se tivessem sentindo o "cheirinho" de bolo no ar, se pudessem, se tivessem sido avisados do aniversário...
.
Houve um tempo que tínhamos mais tempo e se tivéssemos esse tempo agora, claro que a festa ia ser maior e com mais "minhas gentes".
Tá, isso é desculpa pra quem fez tudo de última hora, dirão alguns.
Juro que não... nem rola contar o que tem ocorrido com Paulinha, Marininha e agora aqui conosco: Laurinha e eu... tá um bafafá só.
O único "fresco" (não, eu não resisti...rs) é o Rafa e, mesmo assim, acorda todo dia antes das 6h, trabalha dia todo e depois inda tem conservatório, Le Bizarre e outras coisitas...
Falei mais dele, porque nessa correria em que ele tá é o menos corrido, o mais, digamos assim, fres... ihhh, já falei... rs

É nossa festa de 2 anos tem sido assim: correndinho, como correndinho estamos todos. Pena!!

Haverá um tempo que comemoraremos três anos, quatro, cinco, mil anos e as festas vão dar o que falar.
Convidados???

Uma linda quinta-feira pra todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há algo diferente no ar... Hoje há correria, um post meia boca, mas um carinho imenso dedicado a todos que por aqui passam.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Para Sérgio Capparelli

Tema: Uma foto, um conto
Por
Rafael Freitas_





Ele já sabia o que fazer para comemorar o segundo aniversário do blog que tinha com amigos tão amados.
Chegou em casa, sentou-se em frente ao computador e foi escrevendo. E enquanto escrevia, foi se lembrando de como tudo começou, das fases que já passaram juntos, de histórias engraçadas e textos criativos.

Terminou, revisou, salvou, releu, encaminhou pedindo ajuda e pronto. Clicou ali no botão "Enviar" para aquele endereço que podia não ser o certo, mas era uma possibilidade de falar com o escritor daquele poema que gostava há tanto tempo.

Cruzou os dedos.
Agora era só esperar.


Olá, Sérgio!

Rafael, prazer!

Há algum tempo ensaio para lhe escrever. Não sei ao certo porque demorei tanto. Uma fagulha de vergonha ou timidez, quem sabe.

A primeira vez que ouvi seu nome foi num desses livros de Português, com textos para interpretação. Tinha nove anos e estava na terceira série. O texto era Guaraná com Canudinho. Mágico! Lembro até da imagem que o ilustrava: uma vaca malhada, com cara de nervosa, batendo a mão no balcão e o gafanhoto olhando desconcertado para sua gravata borboleta que voava.

Hoje tenho 26 anos. Guaraná com Canudinho continua sendo um dos meus textos favoritos. Ainda sinto a mesma mágica dos meus nove anos e deixo meu riso se perder naquelas rimas. O que mudou é que o carinho por ele cresceu um pouco mais de uns anos para cá.

Dois anos, para ser exato. Tive a ousadia de sugerir este nome para um blog: Guaraná com Canudinho. Um blog de amigos que se veem pouco, mas que se gostam tanto quanto a vaquinha gosta de tomar seu guaraná com canudinho.

Quando eu digo amigos, pense em AMIGOS de verdade. Pessoas que se conheceram como os bons amigos devem se conhecer: um doce acaso, um presente do céu, uma obra do destino. Eu iria até a China por esses amigos! E já aproveitaria para lhe fazer uma visita, caso ainda more por lá! rs

Agora imagine o que você gosta de fazer com seus amigos.
Uma pizza? Uma reuniãozinha em casa com um vinho, que tal? A comemoração do seu aniversário? Um jogo de futebol? Uma partida de damas ou xadrez? Uma viagem para uma praia? A troca de presentes no Natal? Um telefonema de meia hora depois de três meses sem se verem? Uma porção de batatas fritas com refrigerante, ou uma cervejinha, e música popular brasileira da boa rolando?
Isso é o que fazemos no nosso blog: um encontro de amigos. Um oásis no meio da correria de cada um para deixar um oi, dar uma risada, falar bobagem ou até, quem sabe, exercitar aquela veia de escritor que pulsa involuntariamente em cada um de nós.

Num breve contexto, participam do Guaraná Rosana Tibúrcio (que é de Patos de Minas, pertinho de onde cê nasceu!) e suas filhas Marina e Laura; Paula* (de Muzambinho, MG, que anda meio sumida do blog, mas não menos querida por isso) e eu (de Borda da Mata, MG).

Espero que não se zangue com a pretensão deste email (tanto quanto a do nome do blog. rs).
É que para esta comemoração do nosso aniversário, a simples tentativa de contato com você já é um presente e tanto!

Um abraço forte, emocionado e cheio de admiração,

Rafael Freitas





* Atualizado em Novembro de 2011: A Paula continua sumida, casou-se e mudou, literalmente. Mas o Taffarel Brant, também de Patos de Minas, é nosso garoto das sextas-feiras.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Comunicado importante

Tema: Uma foto, um conto
Por Guaranates





Era semana de aniversário, mas ela não pode ir ao encontro daqueles que a esperavam todas as segundas-feiras e dar início às comemorações.
Desta vez, suas palavras tinham um outro destino, um outro lugar.
Não que ela tivesse escolhido pra ser assim.


(Isso pra avisar que a Laura não irá postar hoje. Pena. Mas já podemos ir comemorando! Viva o Guaraná com Canudinho!)

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Exijo respeito, minto só tiquim...

Tema livre/imposto
Por Rosana Tibúrcio

babadinho elaborado por Laurinha há alguns bons anos

O que vocês acham, minhas gentes? Há seis verdades e quatro mentiras (pititinhas, porque sou verdadeira a maior parte do tempo e exijo respeito...). E hoje, primeiro de abril, tudo pode... ou não...

1. Bicicleta foi meu meio de transporte por muitos anos

2. Coloquei, só de pirraça, açúcar na panela de frango das irmãs do internato

3. Já ganhei dinheiro engraxando sapatos

4. Andei num curral no meio de um monte de vacas e bois

5. Flertei com um padre que era meu professor

6. O primeiro certificado que tive na vida foi da Walita

7. Já dirigi um trator

8. Piquei, com tesoura, várias peças de roupas de um cara que me fez muita raiva

9. Provoquei a saída de um professor do Colégio porque eu corrigia tudo que ele explicava

10. Já tive o rosto rasgado, com gilete, por uma de minhas irmãs


Uma linda quinta-feiras pra todos vocês, minhas gentes, pois nas quintas há algo diferente no ar; hoje há uns quatro caôs... mas de boa, porque minto só tiquim...rs

.